A sensibilidade dentária é um problema bastante comum e que afeta significativamente o dia a dia de muitas pessoas.
O desconforto que lhe é associado condiciona muitas vezes os bons momentos vivido à mesa com família e amigos. Impede muitas vezes a ingestão de alimentos ou bebidas que gostamos e pode também condicionar os nossos hábitos de higiene oral.
A sensibilidade dentária surge quando há exposição de uma das partes interiores do dente, designada por dentina. Esta exposição da dentina pode acontecer devido à perda de esmalte (responsável por proteger o interior dos dentes) ou à retração da gengiva (encolhimento da gengiva expondo a raiz e, consequentemente a dentina) resultando em hipersensibilidade e dor que pode manifestar-se esporadicamente ou de forma contínua.
Felizmente é possível identificar as causas possíveis para o aparecimento desta condição e também combatê-la eficazmente.
As causas podem ser tão simples como uma escovagem incorreta (com demasiada força e com escovas muito rijas), o uso excessivo de pastas branqueadoras (por terem agentes abrasivos) ou a ingestão de alimentos ácidos, ou açucarados (os ácidos por causarem a erosão do esmalte e os açucarados por facilitarem o aparecimento de bactérias, que levam à retração gengival). Podem ser também, causas mais específicas como cáries em estado avançado, bruxismo, doenças nas gengivas ou tártaro nos dentes.
Nas causas mais simples, uma pasta dentífrica adequada pode ajudar a resolver o desconforto. Nos problemas mais específicos, existem vários tratamentos disponíveis, mas será sempre o seu médico dentista a avaliar as causas e a resolver o problema de forma adequada.
Prevenir ativamente o seu aparecimento é sempre a melhor opção, para isso inclua nas suas rotinas uma higiene oral correta e visite regularmente o seu dentista.